DIGNIDADE.
Entre panelas, pratos, vinhos e temperos, junto ao fogo, acontece a cocção de palavras e idéias aromáticas. As receitas podem ser concretas ou abstratas... vai depender do que vai em cada um, do que constrói cada um, do desejar de cada um. É um lugar livre, de integração, mas também da possibilidade de divergir do que está posto no mundo. Todos são bem vindos! LE CUISINIER.
Fundidos
sem cura /cremosossem cura/consistentes requeijãocream cheese Proteina de soro sem cura/fresca ricota fresca.
QUANTO À CONSISTÊNCIA TIPO CARACTERÍSTICAS:
Exemplos
Queijos de pasta mole
Não são prensados nem cozidos. Possuem alto teor de umidade. Serra da Estrela, Azeitão.
Queijos de pasta prensada
Não são cozidos. Apresentam várias texturas e sabores. A pasta pode ser dura ou semi-dura. Beaumont, Cheddar, Chesshire, Edam, Gouda.
Queijos de pasta dura cozida
Possuem pouca umidade. Passam por uma fase de aquecimento da coalhada. Appengell, Beaufort, Emmental, Gruyère, Parmesão.
Queijos de pasta "filata"
São geralmente, coalhados, curados e maturados da casca para o interior. É comum terem a pasta mole e serem cremosos. Brie, Camembert.
Queijos de casca lavada
Têm pasta mole ou semi-dura. Passam por lavagens periódicas durante o processo de cura. Bergues, Chaumont, Nantain, Saint-Paulin.
Massa cozida
Massa filada
Fundidos
Proteína de soro
A Palavra é Uma Viagem Única!
Sem palavras. Sem plural. A palavra é uma, É una, é única, É palavra. Eu dou minha palavra, E somente se eu a der, Nascerá outra, palavra, Única e insubstituível, Como estar deitado, Num entardecer de primavera. Dizer palavras, escrevê-las, Impregná-las de significado, É não ter palavra, É não dá-la, Como quem toca a nudez da pessoa amada. Dizer a palavra é dá-la, É tê-la na língua, Como um doce ou amargo alimento e devolvê-lo, Ao ouvido, o prórpio e o do outro. Este é o milagre da palavra, Pão da comunhão, Saboroso pão multiplicado. Luiz Estelitta. Em resposta ao texto: PALAVRAS e SILÊNCIO.